domingo, 9 de dezembro de 2012

COZINHAS QUE INTEGRAM

Muitas pessoas neste mundo moderno não sabem ou nem mesmo tem tempo para aprender a cozinhar. Mas  ninguém pode negar que gosta de boa comida, um bom papo com a família ou com os amigos, então consequentemente a cozinha nestes momentos vira a estrela da casa. No interior, muitas casas as pessoas recebem suas visitas diretamente na porta da cozinha sem nenhuma cerimônia, sinto falta disto aqui na capital, mas podemos fazer este ambiente mesmo em pequenos apartamentos, virarem um lugar de encontro e proporcionar a todos uma experiência mais gostosa.
Se você tem uma cozinha estreita e pequena, uma boa pedida é a cozinha americana com integração da sala estar ou jantar. Não importa se você gosta de um estilo minimalista, ou mais colorido ou aconchegante, vale muito apostar nesta integração. Confiram algumas inspirações:













segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Acessibilidade


Dia 03 de Dezembro é o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, atualmente se fala muito em acessibilidade, mas no Brasil ainda falta muito para se ter ruas, calçadas, prédios, casas, até mesmo instituições públicas com bom acesso a pessoas deficientes.
Nós como pessoas que trabalhamos com arquitetura podemos ter uma generosa contribuição a estas pessoas com simples ações no projeto que com certeza refletira em grande benefício a comunidade.
Quando pensamos em macro, urbanismo, a primeira providencia são as calçadas mais acessíveis, não basta encher as calçadas de rampas de acesso a rua em locais sem planejamento para que o cadeirante atravesse sem uma faixa e do outro lado não tenha a rampa para subir.
No Espírito Santo encontramos um projeto da calçada cidadã, como mostra na imagem abaixo, A calçada cidadã possui a faixa de percurso seguro, ou seja, plana, sem degraus, sem obstáculos e não escorregadia, e a de serviço, na qual se concentra todo o mobiliário urbano (árvores, postes, orelhões etc). A faixa de serviço é marcada com piso podotátil, diferenciado para identificar área não segura para caminhar, principalmente para as pessoas com deficiência visual.





Mas não só nas ruas, mas também nas casas e prédios é muito importante se ter acesso aos deficientes.
Observamos atualmente um começo de conscientização das construtoras elaborando projetos e construindo apartamentos com melhores acesso de cadeirantes ao apartamento, ao banheiro e ao quartos com portas maiores e espaço básico para deslocamento de uma cedeira de rodas. Lembrando que isto é só um começo, precisamos muito mais que isto, para quem tem um deficiente em casa, esta precisa de uma importante adaptação como por exemplo no banheiro abaixo que demostra importantes intervenções:

Também que se deve analisar as portas de acesso que devem ter no mínimo 0,80cm de largura, o mobiliário não deve impedir a circulação ou causar acidentes.
Lembramos também que deficiência não é somente física, e acessibilidade não serve somente para cadeirantes, mas também grávidas, idosos, crianças etc...
Se cada um fizer sua parte para melhorar a situação atual será um grande benefício que formaremos para um futuro próximo.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Projeto Morena Flor Confeitaria

Olá pessoal! Hoje trago a vocês mais um projeto realizado pela Saadesign que foi inaugurado este fim de semana na cidade do Gama no DF.
Já havia mostrado a vocês o quiosque desta mesma empresa que esta localizado em um shopping de Águas Claras, agora a empresa cresceu e resolveram montar um ateliê juntamente com novidades em sua linha de produção como bolos, tortas, mini tortas, doces, bombons e claro os maravilhosos brigadeiros huuuuum....
Mas vamos ao projeto! A ideia era fazer um ateliê de produção que fosse visto pelos clientes, mas preservando o espaço pois lugar de produção de alimentos é sagrado, não é legal um acesso livre e vc encontrar um cabelo no seu doce rs...
O espaço para montar a loja tinha duas portas, era uma loja "vazada" então tentamos aproveitar estas entradas e fazer 2 acessos e duas frentes.
O objetivo resumindo era um projeto simples, econômico, aproveitando bem cada espaço, fazer um bom fluxo e deixar o espaço aconchegante.
Aqui o resultado:

Planta baixa renderizada:

 Vista do corredor para loja

Vista da entrada principal







Vistas da cozinha:



Gostou da loja? Ficou com Água na boca? Então corre lá pra conhecer!!!
Endereço: E/Q52/54 Projeção 1 Loja 11
S/ Central - Gama - DF
Em frente ao antigo Fórum 
(atual unidade da UNB)