quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Arquitetura e Design em Lofts e Lofts Inspired

A cada dia os preços de imóveis esta subindo mais e mais, aqui em Brasília, no Rio e em São Paulo são preços assustadores por m² e isto gera uma grande procura por lofts, kitnetes, studio.... Cada região de nosso país é nomeado de uma forma.
Mas você realmente conhece um loft e seu conceito e onde surgiu?
Então vamos lá que eu explico.
Os lofts contemporâneos têm projetos arquitetônicos inspirados no estilo de morar que nasceu em Nova York na década de 1970. Lá, velhos galpões e armazéns de edifícios foram reformados para servir de moradia para profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Os lofts de Nova York eram conhecidos por não terem paredes dividindo os ambientes, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos e grandes janelas. Os espaços foram concebidos com inspiração nos lofts criados pelo arquiteto francês Le Corbusier, na década de 1920
O conceito de loft continua evoluindo, incorporando novos elementos tais como, eficiência energética, sustentabilidade, design universal e acessibilidade. Tal é a quantidade e diversidade de adjetivos que estão sendo adicionados, que ainda vai demorar para que loft deixe de ser sinônimo de inovação.

O que um loft genuíno tem:

• Pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros

• Ausência de paredes como divisões internas
• Ambientes conjugados preferencialmente em um nível só
• Colunas de sustentação aparentes
• Tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado
• Ausência de forro e piso. O chão é de cimento
• Uso de materiais frios, como cerâmica
• Iluminação natural garantida por grandes janelas

Em Nova York, onde o sucesso desse modelo de habitação também fez surgir adaptações, já se fala em "lofts-fake" ou "apartamentos loft-inspired".
Se seu espaço é pequeno então invista no conceito Loft! Sem paredes, agregando espaços e funções.
Aqui em Brasília temos muita demanda nos pequenos apartamentos, principalmente buscado por pessoas que estão saindo da casa dos pais ou buscando sua independencia, em sua maioria sem filhos.
Mas se você esta começando sua vida independente nem por isso não deixará de ter suas necessidades, então as dicas são:
Faça uma lista de suas necessidades (exemplo, você estuda, gosta de ler, gosta de video game, gosta de cozinha, gosta de assar bolos, gosta de tv, tem muita roupa ou sapato e por ai vai)
Descubra o seu estilo, se prefere algo temático, algo mais clean ou tradicional.
Você receberá com frenquencia visitas? Vc tem noção da quantidade de pessoas?
Então depois destes pontos definidos sente com seu design, decorador ou arquiteto e exponha seus desejos ou até mesmo se o dinheiro está curto pode tentar sozinho também.
O maior segredo para colocar tudo possível (sem exageros por favor) é fazer todo mobiliário planejado.
Em Brasília a concorrencia é grande, mas temos ótimos profissionais, como também se encontra muitos que nunca entregam... Então cuidado!!!!
Sempre procure referencias ok.
Vou mostrar aqui alguns modelos para inspiração de todos:













Nenhum comentário:

Postar um comentário